resumo
Esta dissertação pretende ser um contributo para a prática da improvisação e para o desenvolvimento da compreensão tonal e da sintaxe harmónica nos curricula de música e assim ajudar a melhorar as práticas educativas no âmbito do ensino da Música.
São seus objectivos, por um lado, criar e desenvolver estratégias de ensinoaprendizagem que promovam a compreensão harmónica funcional e as capacidades de improvisação melódica e, por outro, testar tais práticas educativas através de instrumentos de avaliação concebidos para o efeito.
Os problemas específicos são: 1) verificar se uma metodologia de ensinoaprendizagem baseada na audiação da sintaxe harmónica ao nível auditivooral tem efeitos no desenvolvimento da capacidade para improvisar melodicamente; 2) verificar se resultados obtidos nos testes estandardizados de aptidão Advanced Measures of Music Aptitude (AMMA,1989) e Harmonic Improvisation Readiness Record & Rhythm Improvisation Readiness Record (HIRR & RIRR, 1998) de Edwin Gordon se relacionam com os resultados obtidos nos testes de desempenho de improvisação melódica desenvolvidos.
A experiência foi realizada no âmbito da disciplina de Formação Musical do 9º ano dos cursos de música do ensino profissional artístico da Escola ARTAVE (Santo Tirso), onde participaram 24 alunos distribuídos por duas turmas, respectivamente das disciplinas de Cordas e Sopros. Os resultados revelaram que: a) as turmas não partiram do mesmo nível de conhecimento; b) as competências de improvisação melódica dos alunos de ambas as turmas melhoraram, com maior impacto na turma com nível inferior de desempenho, e de forma estatisticamente significativa no critério de performance acompanhada; c) existe relação entre as provas de realização de improvisação e os testes AMMA & HIRR, sendo que as correlações mais expressivas dizem respeito ao HIRR e quando calculadas com as provas de improvisação realizadas no termo da instrução musical.
Os dados obtidos permitiram assim concluir que a aprendizagem da audiação da sintaxe harmónica desenvolvida na presente investigação contribuiu para o desenvolvimento da improvisação melódica destes alunos e que o AMMA e o HIRR predizem moderadamente as competências de improvisação.